Filosofia, Teatro e Educação

Projeto Valorizando a Comunidade
Grupo de Teatro A Turma do Dionísio
Entre-Ijuís - RS
Os "Atuantes/Observadores" das Peças Didáticas
Os escritos de Bertolt Brecht mostram sua preocupação com a transformação do teatro produzido em sua época e a busca de um novo espaço de atuação para o público. Os conceitos de distanciamento e Teatro Épico/Dialético foram tentativas feitas pelo autor para propor novas relações do teatro com a sociedade. É nesse contexto que aparecem as tematizações sobre a peça didática, Lehrstück
Em 1930, ao escrever Comentários ao “Vôo Sobre o Oceano”, Brecht discute a peça didática como experimento que permite o exercício do atuante e cujo objetivo principal é a aprendizagem: “É um objeto de ensino e divide-se em duas partes. Uma parte (as canções dos elementos, os coros, os ruídos de água e dos motores, etc.) tem a missão de possibilitar o exercício, quer dizer, introduzi-lo e interrompê-lo, coisa que é preferível realizar com um aparelho. A segunda parte, a pedagógica (a parte do vôo), é o texto do exercício: quem exercita é o ouvinte de uma parte do texto e o locutor da outra. Dessa maneira, resulta uma cooperação entre o aparelho e o ouvinte, na qual importa mais a precisão que a expressão”  (BRECHT, 1973, p. 85).

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