Dramaturgia

Algumas considerações sobre dramaturgia...

"Segredos Rio", texto de Maristela Marasca
Dramaturgia: visibilidade e sonoridade das palavras
As palavras conseguem dizer pouco sobre o que pensamos, sentimentos e pretendemos. Fica sempre a sensação de que a palavra escorre, dobra uma esquina e desaparece no horizonte. A esperança de dizer um pouco mais da experiência humana nos aproximou da dramaturgia. A junção da palavra escrita, da palavra dita e da expressão corporal parece deixar este mundo um pouco mais sólido.



"Galileu Galilei" - Teatro Oficina (1968)
A Dramaturgia "Não-Aristotélica" de Bertolt Brecht
Nas investigações feitas por Brecht, assume caráter relevante a criação de uma nova forma de dramatugia, capaz de manter um vínculo mais estreito com a encenação. Contrapondo-se a uma visão tradicional do dramaturgo, o autor afirma: “O ‘universo do poeta’ não deve ser tratado como um mundo fechado e regido por leis próprias” (BRECHT, 1967, p. 227). Contesta assim a idéia de que o texto dramático é intocável e que o encenador deve submeter-se “respeitosamente” a ele.
Ao assumir essa posição, Brecht rompe com a “dramática aristotélica”, que se sustenta nas interpretações da Poética de Aristóteles. Sua crítica mais contundente dirige-se ao conceito de catarse que, ao suscitar emoções como o terror e a piedade, restringiria as possibilidades de atitude crítica do espectador.

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